O hormônio do crescimento (GH) ou hormônio somatotrópico ou ainda, somatrotopina é uma pequena molécula de proteína que promove o crescimento de quase todos os tecidos do corpo, sendo produzido pelos somatotrofos na hipófise anterior. Além do crescimento linear, o GH atua estimulando os mecanismos de captação de aminoácidos e síntese protéica nas células, ao mesmo tempo que inibe a degradação de proteínas, inclusive, aumentando a metabolização de ácidos graxos e seu uso como energia. Descobriu-se que o hormônio do crescimento promove no fígado e, em menor grau, em outros tecidos, a produção de proteínas chamadas somatomedinas, as quais potencializam os mecanismos do crescimento linear. As somatomedinas também são chamadas de fatores de crescimento semelhante à insulinas (IGFs), justamente por ter efeitos semelhantes à insulina no crescimento.
Em crianças, a deficiência de produção de GH causa uma redução na taxa de desenvolvimento, resultando em nanismo; já o excesso hormonal acarreta um quadro de gigantismo, no qual todo os tecidos do corpo crescem rapidamente, inclusive os ossos.
Em adultos, a secreção de GH em níveis excessivos gera uma condição de acromegalia, caracterizada por aumento acentuado nos ossos da mão, dos pés, além de crânio, nariz e protusão da mandíbula.
Em relação às síndromes mais interessantes que se relacionam à deficiência de GH, pode-se citar a Síndrome de Prader-Willi. Logo abaixo, disponibilizamos um artigo científico, para análise e aprofundamento do tema. Bons estudos!
Robert Pershing Wadlow, (Alton (Illinois), 22 de fevereiro de 1918 — 15 de julho de 1940) é considerado a pessoa mais alta já medida no planeta [1], ratificado pelo livro de recordes Guinness World Records. Na última vez que se corpo havia sido medido, em 15 de julho, Robert media 2,74 m (9 ft 0) de altura e pesava 200 quilos. Clique aqui para saber mais.
Síndrome de Prader-Wili
4 comentários:
É com imensa satisfação que estamos organizando o 1º Congresso de Cardiologia do Alto Sertão que acontecerá na cidade de Cajazeiras no período de 26 a 28 de agosto de 2011.
Será uma oportunidade única para discutirmos temas relevantes da cardiologia moderna, a serem trazidos pelos especialistas de cada área.
Público Alvo: Estudantes de enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia, farmácia, biomedicina e profissionais da área da saúde.
Maiores Informações: www.congressocardio2011.com
Aachei o texto muito informativo...
Gostaria de saber qual a relaçao do hormanio do crescimento com o gigantismo?
Em síntese, o excesso de hormônio de crescimento na infância seja por um tumor na hipófise ou por outras causas provoca a condição clínica chamada gigantismo.
Postar um comentário