Efeitos cardiovasculares e renais do sistema renina-angiotensina

29 maio 2011

     "O sistema renina-angiotensina (SRA) é considerado um dos mais importantes sistemas reguladores para a homeostase cardiovascular. A influência desse sistema sobre as funções cardiovasculares e renais é extremamente ampla e complexa, envolvendo múltiplos mediadores, receptores e mecanismos de sinalização intracelular variados. Nesta breve revisão, serão abordados os múltiplos efeitos cardiovasculares e renais do SRA, com ênfase na angiotensina II (Ang II), o efetor hemodinâmico dominante desse sistema." extraído da seção Resumo


Leia aqui o artigo na íntegra.

3 comentários:

Marcos disse...

Fiquem ligados..... Em instantes postarei aqui em comentários, um caso clínico, e o primeiro a enviar a resposta correta para meu email ganhará um ponto para a próxima prova minha. Isso valerá para o segundo e terceiro período.

Abçs.

Prof. Marcos Eleutério

Marcos disse...

Segue dentro de 1 minuto um caso clínico na área de neurofisiologia envolvendo fatores da contração muscular esquelética e potencial de ação.

Prof. Marcos Eleutério

Marcos disse...

Não esqueçam de enviar a resposta ao meu email.

Caso clínico 1: Inaugurando esta sessão....
Depois postem o caso no corpo do blog.

Uma criança com 3 anos de idade, K.L.J., foi levada para consulta com alguns especialistas apresentando fasciculações visíveis da musculatura. Os genitores relataram durante a anamnese que essas contrações se assemelhavam a vermes rastejando-se sob a pele, associada a frequente queixa de dores nas pernas pela criança e que os músculos pareciam rígidos ao serem palpados nestes momentos. Ocasionalmente a criança exibia uma diminuição da coordenação motora (ataxia) com duração entre 20 e 30 minutos, porém a função neurológica parecia normal entre estes episódios. Os pais relataram que o desenvolvimento motor da criança parecia similar àquele de seus outros filhos mais velhos e o exame neurológico confirma a percepção dos pais. Análises eletromiográficas da musculatura da perna não indicam anormalidades na resposta da membrana muscular, bem como a biópsia muscular apresentou normalidade histológica. Ao ser realizado um bloqueio nervoso (anestesia espinal), as fasciculações musculares cessaram. A mãe da criança lembra que uma de suas filhas mais velhas também apresentou sintomas parecidos, mas que nunca teve episódios de ataxia.

a). As contrações musculares espontâneas indicam hiperexcitabilidade do nervo ou do músculo. Se esta hiperexcitabilidade for resultado de uma anormalidade na fase de repolarização do potencial de ação, qual (is) o (os) canal (is) associado (os) com o potencial de ação que podem levar a esta condição e por quê?

b). Qual a principal via em se tratando do processo de excitação-contração que está promovendo a condição supracitada? Qual o respaldo de sua resposta?

Postar um comentário