Uma criança com 3 anos de idade, K.L.J., foi levada para consulta com alguns especialistas apresentando fasciculações visíveis da musculatura. Os genitores relataram durante a anamnese que essas contrações se assemelhavam a vermes rastejando-se sob a pele, associada a frequente queixa de dores nas pernas pela criança e que os músculos pareciam rígidos ao serem palpados nestes momentos. Ocasionalmente a criança exibia uma diminuição da coordenação motora (ataxia) com duração entre 20 e 30 minutos, porém a função neurológica parecia normal entre estes episódios. Os pais relataram que o desenvolvimento motor da criança parecia similar àquele de seus outros filhos mais velhos e o exame neurológico confirma a percepção dos pais. Análises eletromiográficas da musculatura da perna não indicam anormalidades na resposta da membrana muscular, bem como a biópsia muscular apresentou normalidade histológica. Ao ser realizado um bloqueio nervoso (anestesia espinal), as fasciculações musculares cessaram. A mãe da criança lembra que uma de suas filhas mais velhas também apresentou sintomas parecidos, mas que nunca teve episódios de ataxia.
a). As contrações musculares espontâneas indicam hiperexcitabilidade do nervo ou do músculo. Se esta hiperexcitabilidade for resultado de uma anormalidade na fase de repolarização do potencial de ação, qual (is) o (os) canal (is) associado (os) com o potencial de ação que podem levar a esta condição e por quê?
b). Qual a principal via em se tratando do processo de excitação-contração que está promovendo a condição supracitada? Qual o respaldo de sua resposta?
Enviado pelo Professor Marcos Eleutério